Qualidade e armazenamento da água são debatidos em seminário
- 28/04/2022
- 0 Comentário(s)
Centenas de pessoas participaram do evento nesta terça-feira no Salão Comunitário de Linha 32 (Foto: Daiane Laís Kalsing)
Arroio do Meio - Cerca de 120 pessoas participaram nesta terça-feira, dia 26, no Salão Comunitário de Linha 32, do Seminário da Água. O evento que teve como principal objetivo discutir alternativas para amenizar os efeitos da estiagem e garantir oferta de água de forma abundante e de qualidade foi promovido pela secretaria de Agricultura em parceria com a Emater.
O seminário contou com duas palestras principais. A primeira delas, intitulada “Águas profundas e seus parâmetros de qualidade para consumo humano e de animais”, foi ministrada por Egídio e Franciele Diehl, da empresa Eco Diehl. Na ocasião se debateu a importância dos projetos de engenharia para reservação e distribuição de água, como os poços artesianos.
Em relação à qualidade da água do poço aprofundado recentemente em Picada Arroio do Meio e que abastece a Sociedade de Água de Linha 32, Franciele ressalta que ela deriva muito dos ambientes naturais onde elas se originam. “Nenhum poço é igual ao outro. No caso da associação, essa água inicialmente foi constatada com alguns parâmetros alterados, ou seja, a qualidade da água está sempre relacionada à característica geológica do lugar, como os tipos de minerais que têm no solo e com os tipos de rochas que essa água tem contato”.
Em seguida, o tema abordado foi “Águas superficiais, armazenamento e usos”, apresentado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli. Ele reforçou a importância de guardar água e quais as alternativas para a reservação, casos da construção de açudes ou de cisternas e a adoção do sistema de proteção de nascentes. Também abordou as políticas públicas existentes para que os agricultores possam acessar projetos que amenizem a estiagem.
Para finalizar, houve a manifestação do secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz, que detalhou o programa Água Viva, iniciativa que visa a preservação de nascentes, valorizando as águas superficiais oriundas de vertentes e o subsídio da construção de cisternas. Também estiveram presentes o prefeito Danilo Bruxel e a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, que destacaram a importância de se preservar e se preocupar com o fornecimento de água de qualidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
#Compartilhe





