Exposição destaca o protagonismo feminino no âmbito rural
- 17/03/2022
- 0 Comentário(s)
Márcia Ferrari e Helena Weizenmann relembraram a luta do grupo ecológico de Forqueta (Foto: Daiane Laís Kalsing)
Arroio do Meio - O Museu Público Municipal abriu, nesta quarta-feira, dia 16, a exposição “Humano feminino: ou será mulher? Das horticultoras Guarani aos nossos dias...”. A solenidade de abertura, realizada na Praça Flores da Cunha, reuniu várias autoridades e comunidade em geral. O ato ainda contou com a apresentação musical de Simone Buttini.
Com a colaboração do Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta e do escritório municipal da Emater/Ascar, a mostra apresenta, por meio de exposição museográfica, a construção do conceito de mulher e o protagonismo feminino em âmbito local, destacando, sobretudo, as mulheres trabalhadoras rurais. A mostra estará aberta para visitação até o final de maio.
A secretária de Educação e Cultura, Iliete R. Winck destacou que a mostra traz reflexões e discussões acerca da mulher na sociedade. Para ela, as mulheres sabem das dificuldades enfrentadas por elas em diversos setores da sociedade, mas que nem por isso deixaram de lutar pelos seus direitos.
As moradoras e integrantes do grupo ecológico de Forqueta, Márcia Ferrari e Helena Weizenmann, agradeceram o convite para participar deste trabalho, destacando a persistência e união do grupo na luta. “O objetivo do grupo era inserir a agricultura orgânica na mesa das famílias, oferecendo assim uma alimentação saudável. Com o tempo mais pessoas se interessaram pela causa, tanto que chegamos a receber visitantes de outros municípios para conhecer o projeto”.
Para o chefe do escritório municipal da Emater, André Michel Müller, o tema envolvendo o protagonismo feminino foi muito bem escolhido, pois mesmo que o trabalho desenvolvido pelo grupo de Forqueta envolva uma família inteira, as mulheres sempre estiveram à frente da iniciativa.
A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen afirmou que a agricultura foi um dos primeiros espaços onde a mulher mostrou sua força. Neste sentido, ressaltou o empreendedorismo feminino em diversas frentes. Para finalizar, o prefeito Danilo Bruxel disse que o mês de março leva a refletir sobre o valor e o espaço da mulher na sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
#Compartilhe





