Professores e estudantes terão semana de vivências na comunidade quilombola
- 10/02/2026
- 0 Comentário(s)
Grupo foi recepcionado no Gabinete do Executivo na manhã de segunda-feira
Arroio do Meio - Professores e estudantes chegaram a Arroio do Meio na segunda-feira (9) para o início das atividades do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (Vivências no SUS), em articulação com o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), edição 2026. O grupo é formado por 24 participantes, entre alunos e professores, oriundos de diferentes cidades do Brasil, que permanecem no município até sábado, dia 14 de fevereiro.
Ao recepcionar o grupo, o prefeito Sidnei Eckert destacou a importância do trabalho junto à comunidade quilombola Vovô Theobaldo, reforçando que a vivência será marcada por aprendizado e trocas significativas. A presidente da Associação Remanescente Quilombola Vovô Theobaldo, Eliana Voigtlander, agradeceu a escolha do território e valorizou a iniciativa.
A vivência integra o Edital nº 01/2026 e é promovida pela Associação da Rede Unida, em parceria com instituições de ensino e órgãos da área da saúde. Durante o período de imersão, os participantes desenvolvem atividades em tempo integral no Quilombo Vovô Theobaldo e em dispositivos da rede municipal de saúde, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade e ampliando a compreensão sobre os determinantes sociais da saúde. Durante as atividades, o grupo será acompanhado pela coordenadora da Assistência Primária à Saúde, Simone Kochhann e a responsável técnica de Enfermagem e coordenadora da Vigilância, Lisete Berwanger, profissionais da Secretaria da Saúde, além da coordenadora do CRAS, Bethânia Katz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe





