Inovação marca abertura da programação dos 91 anos de Arroio do Meio

  • 05/11/2025
  • 0 Comentário(s)

Inovação marca abertura da programação dos 91 anos de Arroio do Meio

Reunião comunitária debateu inovação e oportunidades para o desenvolvimento de Arroio do Meio


Arroio do Meio - Abrindo oficialmente a programação dos 91 anos do município, a reunião comunitária realizada na noite de terça-feira reforçou o papel da inovação como motor do desenvolvimento local. O evento “Inovação na Prática: colaboração e oportunidades para o desenvolvimento do município”, reuniu comunidade, empreendedores e lideranças no auditório da Acisam. A abertura foi feita pelo prefeito Sidnei Eckert, que apresentou as inovações implantados pela administração municipal desde janeiro, como o Protocolo Online, a nova Ouvidoria, a comunidade de WhatsApp, certidão e assinatura digital, programa Educação Inovadora, projeto Giro Cultural, dentre outras ações de governo. “Inovar é simplificar a vida das pessoas e tornar os serviços mais acessíveis. É quando a tecnologia e a gestão andam juntas para servir melhor à comunidade”, destacou o prefeito.

Na sequência, o painel central contou com a participação das arroio-meenses Fernanda Ost, gestora de Inovação e Tecnologia do programa estadual Inova RS, Juliana de Vasconcelos e Juliana Gasparotto, ambas empreendedoras, com mediação da secretária de Administração, Maica Viviane Gebing. Fernanda falou sobre as oportunidades do Inova RS, que busca inserir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação até 2030, com foco em sustentabilidade, colaboração e desenvolvimento regional. Ela destacou que há recursos técnicos e financeiros disponíveis para propostas inovadoras, mas é fundamental ter bons projetos. “Inovação é uma forma diferente de fazer as coisas e trazer resultados diferentes também”, pontuou, lembrando que muitas vezes inovar está em mudar a forma de pensar.

Juliana Vasconcellos apresentou os projetos Conexões e Casa Solidária, do grupo Front, ambos criados após a catástrofe climática de 2024 e que simbolizam a força da reconstrução local. O Conexões beneficiou 52 empresas com itens para impulsionar seus negócios, capacitou 124 empreendimentos em parceria com a Dale Carnegie, impactando 390 empregos diretos, além de auxiliar na recuperação do agronegócio. Já o Casa Solidária proporcionou moradia a 66 famílias de Arroio do Meio, Muçum e Pouso Novo, com investimento de R$ 3 milhões e o envolvimento de 30 doadores principais, reforçando a coesão social e o espírito solidário do município.

Encerrando o painel, Juliana Gasparotto, presidente da Imove 2025, destacou a evolução da feira em suas três edições. Criada em 2018 com menos de 20 expositores, a Imove tornou-se uma feira multissetorial em 2025, reunindo mais de 100 expositores, atraiu público superior a 40 mil pessoas e movimentou mais de R$ 10 milhões em negócios, mostrando como Arroio do Meio vem transformando desafios em oportunidades e se consolidando como referência em inovação e colaboração regional.

Aniverfest

A programação de aniversário segue nesta semana com a Festa Campeira Estadual no CTG Querência do Arroio do Meio de sexta-feira a domingo (7 a 9 de novembro), Feira Municipal de Saúde no sábado (8) no Posto de Saúde Central e quadra da Escola Guararapes.

No decorrer do mês de novembro serão realizadas diversas programações culturais, de lazer e esportivas para celebrar o aniversário. O ponto alto será no dia 28, quando ocorre a escolha das soberanas e o show de Sandro Coelho, na Rua de Eventos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Divulgação

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes