Programa de conscientização sobre a causa animal começa pelas escolas
- 28/10/2025
- 0 Comentário(s)
Meu Pet Minha Responsa foi lançado na manhã de terça-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, com palestra dos profissionais da Vigilância Sanitária
Arroio do Meio - A defesa da causa animal ganha força no município com um programa de conscientização lançado pela Administração Municipal nesta terça-feira (28), por meio do Departamento de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação e Cultura e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Intitulada ‘Meu Pet Minha Responsa’, a ação tem como ponto de partida as escolas, onde alunos serão estimulados a refletir sobre o cuidado, o respeito e a adoção responsável de animais.
A primeira ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, com a participação do prefeito Sidnei Eckert, secretária de Educação e Cultura Naiara Tres, equipe da Vigilância Sanitária, do Departamento de Meio Ambiente, do CRAS, alunos e professores.
“Conversar sobre o tema com as crianças é fundamental, porque elas crescem mais conscientes e se tornam multiplicadoras dessa mensagem. Quando entendem a importância do cuidado e da responsabilidade com os animais, levam esse aprendizado para casa e acabam influenciando toda a família”, avalia Eckert.
O programa busca promover uma mudança de comportamento que comece ainda na infância. “Quando a criança aprende que um animal sente fome, frio e medo, ela cresce com mais empatia e senso de cuidado. Educar é o caminho mais efetivo para reduzir os maus-tratos”, destaca a médica veterinária do município, Morgana Beise.
Com o apoio das escolas, a ação incluirá palestras e rodas de conversa sobre o tema. A ideia é que os pequenos se tornem multiplicadores dessa mensagem dentro de casa, ajudando a transformar a relação entre pessoas e animais.
A coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Leucádia Telöken Korb, destaca que a iniciativa surge a partir da necessidade de sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade de quem convive com os pets. O programa também prevê ações de divulgação, reforçando orientações sobre guarda responsável. “A causa animal é coletiva. Quando cada um faz a sua parte, todos ganham, os animais, as famílias e a cidade”, resume.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Divulgação
#Compartilhe





