1º Encontro Regional debate estratégias públicas para o envelhecimento saudável
- 25/09/2025
 - 0 Comentário(s)
 
              Coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, Cátia Siqueira, defendeu o envelhecimento populacional como algo a ser comemorado, pois representa a melhoria na qualidade de vida
Arroio do Meio - O município foi palco, na última quarta-feira, dia 24, do 1º Encontro Regional de Coordenadores da Terceira Idade, realizado no Seminário Sagrado Coração de Jesus, com a presença de representantes de vários municípios do Vale do Taquari. O evento teve como tema “Bem viver em todas as idades: estratégias públicas para o envelhecimento saudável” e promoveu um amplo espaço de diálogo, troca de experiências e debate sobre políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
 A abertura contou com a participação do prefeito Sidnei Eckert, da vice-prefeita Andréa Lange Barth, do secretário de Saúde e Assistência Social, Gustavo Zanotelli, e da coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Veridiana Frigieri. Em sua fala, o prefeito destacou a importância do trabalho com as pessoas idosas nos municípios e também os desafios da municipalidade diante dos recursos limitados para atender às demandas do envelhecimento. Andréa e Gustavo enalteceram o trabalho realizado em Arroio do Meio, ressaltando os avanços e a dedicação das equipes locais. Já Veridiana lembrou que a realização do encontro partiu de uma ideia do prefeito Sidnei e frisou a importância de discutir políticas públicas em âmbito regional.
 A programação iniciou com palestra da coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, Cátia Siqueira, que defendeu o envelhecimento populacional como algo a ser comemorado. Ela destacou ainda a importância da correta composição dos Conselhos Municipais e da organização do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, fundamentais para viabilizar projetos e captar recursos.
 À tarde, a roda de conversa com Vânia Purper Worm trouxe reflexões sobre a realidade dos grupos de convivência, enfatizando a valorização das culturas locais, a importância do respeito e da humanização no trabalho com os idosos. O encerramento ficou por conta do educador físico Cristiano Silva, que destacou o papel essencial do profissional junto à pessoa idosa, reforçando a necessidade de um olhar técnico aliado ao cuidado e ao afeto.
 Na avaliação de Veridiana Frigieri, o encontro cumpriu seu propósito. “Foi um dia muito proveitoso, de muito conhecimento, que certamente vai inspirar novas práticas e fortalecer os Conselhos em toda a região”, destacou.
 Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
 Foto: Divulgação
#Compartilhe
										
										
                    
                    



