Recuperação de solos: Programa Terra Forte recebe inscrições até 17 de outubro

  • 24/09/2025
  • 0 Comentário(s)

Recuperação de solos: Programa Terra Forte recebe inscrições até 17 de outubro

Palastras de apresentação do programa foram realizadas em julho


Arroio do Meio - Agricultores familiares atingidos por eventos climáticos têm uma oportunidade de recuperar suas propriedades com apoio técnico e financeiro. O programa Terra Forte, desenvolvido pelo Governo do Estado, recebe inscrições até 17 de outubro e tem por objetivo a recuperação social, produtiva e ambiental, além de fortalecer a resiliência climática da agricultura familiar com recursos, equipamentos e práticas sustentáveis.

Cada família poderá receber até R$ 30 mil, via Cartão Cidadão Banrisul, para aplicar nas práticas indicadas no plano elaborado por técnicos da Emater, que acompanharão a execução por até 24 meses. Em Arroio do Meio, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Emater, o Conar e o STR já realizaram quatro reuniões em diferentes comunidades para apresentar a iniciativa e orientar os interessados.

As inscrições devem ser agendadas pelo telefone (51) 99759-2674 e feitas presencialmente no Escritório Municipal da Emater, pelo próprio agricultor. É necessário apresentar documento de identificação; CAF ou DAP ativo ou DPF e fazer o preenchimento da ficha de inscrição pessoalmente.

Podem participar agricultores familiares com CAF ou DAP ativo (Lei Federal nº 11.326/2006), pecuaristas familiares com DPF (Lei Estadual nº 13.515/2010) ou quilombolas que atendam aos critérios de agricultura familiar.

Após o prazo, os beneficiários serão selecionados conforme critérios técnicos e sociais. Cada selecionado receberá a visita de um extensionista, que fará o diagnóstico da propriedade e elaborará o Plano Individualizado de Ações Integradas (PIAI). Entre as práticas previstas estão correções de solo, plantio de espécies nativas, implantação de sistemas de irrigação, hortas e energias renováveis, entre outras.

O secretário de Agricultura, Telmo Hendges, destaca que a seleção considera fatores como necessidade de recuperação de solo, comprometimento com as práticas recomendadas, potencial econômico e de difusão da propriedade, presença de jovens ou mulheres na gestão, residência no imóvel e disposição para ser unidade de referência. “O programa também prevê a entrega de tratores agrícolas aos municípios, que serão usados em ações de conservação do solo nas propriedades contempladas”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes