Plano de Contingência é apresentado para a comunidade de Arroio do Meio

  • 23/07/2025
  • 1 Comentário(s)

Plano de Contingência é apresentado para a comunidade de Arroio do Meio

Coordenador da Defesa Civil, Fábio Kuhn, destacou os avanços desde o início da gestão, com treinamentos e estruturação de equipamentos


Arroio do Meio - O Plano de Contingência, seu detalhamento e atribuições de cada setor envolvido, pautaram a reunião comunitária realizada na terça-feira à noite na Acisam. Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil Fábio Kuhn lembrou que o Plano de Contingência é uma prioridade da Administração e do prefeito Sidnei Eckert desde o início da gestão. “Foi pauta da primeira reunião comunitária, em 7 de janeiro. E desde lá avançamos e estruturamos o Plano, que não é estático, passa por constantes atualizações”, frisou.

O Plano de Contingência é um conjunto de orientações que tem por objetivo organizar as estruturas do município para lidar com eventos adversos, não só de ordem climatológica, visando trazer uma resposta adequada, em parceria com a comunidade.

Fábio, juntamente com o subcoordenador da Defesa Civil Carlos Sander, apresentou os principais avanços no período, tanto na divisão de tarefas e treinamentos, como na estruturação de equipamentos. Em janeiro havia jalecos da Defesa Civil, um barco com motor 30HP no Centro e um barco em Palmas, e um gerador 100 KVA não instalado. Hoje, além da aquisição do motor para o barco do distrito de Palmas, estão disponíveis 16 coletes salva-vidas, 12 lanternas de cabeça, 10 rádios intercomunicadores, 10 kits com capas e botas de chuva, um gerador de 100 KVA instalado e um gerador de 100 KVA reserva e dois geradores de 7 KVA. Há ainda uma Starlink na prefeitura e duas Starlink e dois geradores da Defesa Civil Estadual, em comodato.

O Plano de Contingência também apresenta as cotas do rio Taquari com impactos por nível, a distribuição de tarefas por secretarias e coordenadorias municipais, o plano de evacuação e a relação de abrigos disponíveis. “Na recente cheia que tivemos no final de junho divulgamos a relação das cotas e os respectivos pontos atingidos e percebemos que foi muito esclarecedor para a população. Trabalhamos para que a comunidade tenha a Defesa Civil, o Município e a comunicação institucional, como principais fontes de informação em caso de enchente. Por isso estamos buscando aprimorar cada vez mais o sistema de monitoramento”, destacou Fábio, observando que Arroio do Meio foi contemplado com um moderno sistema de monitoramento que será instalado nos rios Taquari e Forqueta e avalia o nível dos mesmos de 15 em 15 segundos.

Ao final da apresentação, os presentes puderam dar suas contribuições, bem como fazer questionamentos. O encerramento foi feito pela vice-prefeita Andréa Lange Barth, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância de explanar o Plano de Contingência para que toda a comunidade o conheça.

A versão completa do Plano de Contingência pode ser acessada no site do município (www.arroiodomeio.rs.gov.br) no menu Acesso Rápido/Plano de Contingência. O link também está disponível nas redes sociais da prefeitura e foi distribuído na comunidade de Whats App.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica

#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








Dari julio scherer

25/07/2025

Bom dia.
Devemos que pasar por este aperto pra que algumas iniciativas fossem tomadas. Desejo boa sorte e não se esqueçam de respeitar as forças da natureza principalmente o rio taquari e seu espaço físico, pois o vale do taquari leva seu nome e a bacia taquari antas e que fez a vida acontecer e se tivemos perdas foi por que nos humanos achamos que podemos transformar tudo e não totalmente bem assim.
Abraço 👊

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes