Ponte do Tico-Tico é entregue à comunidade e marca nova etapa da reconstrução
- 21/07/2025
- 0 Comentário(s)

Descerramento da fita marcou a entrega oficial da ponte para a comunidade
Arroio do Meio - Dez quilômetros. Esta é a distância que a ponte inaugurada na manhã de sexta-feira, dia 18, distrito de Arroio Grande, vai encurtar no dia a dia do agricultor Gilmar Rohr e demais moradores do Morro Tico-Tico. Desde a catástrofe climática de maio do ano passado, quando a ponte existente foi danificada pela força da água, o deslocamento dos moradores, de insumos e da produção, era feita por uma rota alternativa, que aumentava o percurso de forma considerável. Para Gilmar, a inauguração marca a volta da rotina ao normal. “Estamos muito felizes em ter a ponte de novo. É um alívio”.
Foi com este espírito de comemoração que o prefeito Sidnei Eckert, acompanhado pelo Secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, o Diretor de Projetos na Casa do Governo Federal, Ramon Jesus, e demais autoridades municipais, fizeram a entrega oficial da estrutura para a comunidade, que marcou presença no ato. A ponte tem 16 metros de extensão por 5,5 metros de largura, foi executada em concreto armado, e recebeu investimento de R$ 388.100,82.
Nos discursos do presidente da Câmara de Vereadores Cesar Kortz e do secretário de Obras Rodrigo Kreutz, a simbologia da reconstrução e da retomada da infraestrutura do município, com apoio do Governo Federal. O prefeito destacou o caráter de alegria e festividade da ocasião. “É um momento de alegria. Estamos muito felizes pela comunidade, pelo Vale do Arroio Grande, por Arroio do Meio, porque a ponte é mais um sinal da reconstrução”, salientou Eckert.
O gestor pontuou que a execução da nova ponte foi articulada ainda na gestão anterior e que a participação do Governo Federal tem sido muito importante no processo de reconstrução. “Estamos em contato quase diário com o Maneco e o Ramon, que são nossos interlocutores em Brasília”, disse, relatando que ainda há o desafio da construção das 294 moradias da enchente de 2023 e outras obras do Governo Federal em andamento, como a finalização da Escola de Educação Infantil da Barra do Forqueta, a Escola Getúlio Vargas e quatro novas Unidades Básicas de Saúde.
Representando o Governo Federal, o Secretário para Apoio à Reconstrução enalteceu o aspecto de conquista a cada nova etapa da reconstrução. “A gente tem que comemorar, sorrir. Precisamos mostrar que as coisas estão acontecendo para as pessoas recuperarem a autoestima, a confiança da região e da cidade, no sentido de que as coisas estão avançando”, afirmou Maneco, observando que nem sempre o processo é tão rápido quanto se gostaria.
Após os pronunciamentos das autoridades, foi descerrada a fita inaugural. A solenidade contou com a animação da advogada e moradora de Arroio Grande, Bruna Luisa Zanotelli Rockenbach e a presença da comunidade. Além da ponte do Tico-Tico, o distrito de Arroio Grande vai receber outras cinco pontes que serão custeadas com recursos do Governo Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio
Foto: Jaqueline Manica
#Compartilhe